Pesquisar este blog

sábado, 31 de maio de 2014

Com mais de 400 cirurgias realizadas, Zoonoses de Peruíbe supera meta anual de castrações

Com mais de 400 cirurgias realizadas, Zoonoses de Peruíbe supera meta anual de castrações

Resultado mostra avanços no atendimento após o processo de reestruturação

Em apenas cinco meses, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Peruíbe realizou 403 cirurgias para a castração de cães e gatos, superando a meta estabelecida para este ano. Até dezembro, o CCZ conseguirá aplicará mais do que o dobro de procedimentos que já estavam previstos para esse período de 12 meses, conforme consta no Plano Plurianual (PPA) de 2014.

O resultado comprova os avanços no atendimento da CCZ após o processo de reestruturação iniciado no ano passado. Tal ação garantiu melhorias significativas no tratamento aos animais e também viabilizou a retomada dos procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia
Ao contrário do que muitos pensam, a castração é um procedimento cirúrgico muito simples que garante a esterilização de machos e fêmeas, sem causar qualquer tipo de prejuízo à saúde do animal.

O objetivo deste trabalho é evitar o crescimento desordenado da população animal, que acaba resultando em abandonos e maus tratos. Outro benefício é que a cirurgia previne algumas doenças, como câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas, e tumores nos testículos dos machos.

Para realizar esse tipo de procedimento, a Zoonoses adota diversos procedimentos para garantir a integrada da saúde dos animais. A cirurgia de castração é feita apenas em cães ou gatos que tenham pelo menos seis meses de vida, boa saúde e ainda tenham recebido a vacinação completa (incluindo imunização contra a raiva).

Se, porventura, o animal for diagnosticado com algum problema de saúde, o mesmo será encaminhado para tratamento, e assim que estiver totalmente recuperado poderá ser submetido à cirurgia.

Antes de fazer a castração, o veterinário aplica uma anestesia geral evitando que o bichinho de estimação sofra qualquer tipo de dor durante o procedimento cirúrgico. Concluído o processo, o animal retorna ao lar e passa por uma fase de recuperação de 7 a 10 dias, na qual deve ficar em repouso absoluto e tomar antibióticos. Após esse ciclo pós-cirúrgico, ele pode retomar todas as suas funções normalmente, como correr brincar e passear com o dono.

Cadastro
Devido à grande procura do público nos últimos meses, a lista de espera foi encerrada neste primeiro semestre. Em julho, uma nova lista será aberta e assim os moradores poderão efetuar o cadastro para a cirurgia de seus animais.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua Encarnacion Fumagalli, 1031, no bairro Leão Novaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário