Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre febre chikungunya

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre febre chikungunya
Embora não tenha sido registrado nenhum caso suspeito da febre chikungunya no Município, a Prefeitura de Peruíbe reforçou o trabalho de prevenção com os profissionais da área da saúde. Na última sexta-feira (7), a Vigilância Epidemiológica realizou um treinamento de capacitação para enfermeiros que atuam na atenção básica e os agentes de combate às endemias.
Os participantes receberam orientações sobre a detecção de casos suspeitos, sinais e sintomas da doença, procedimentos com os pacientes, exames laboratoriais e ações de bloqueio do vetor da doença nas residências.
O próximo treinamento será com os profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h). Qualquer dúvida sobre a doença pode ser esclarecida pelo telefone 3453-2049, e sobre vetor pelo número 150.

Doença
A febre é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus Chikungunya. É transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, quando estes se encontrarem infectados. Os sintomas também são parecidos com os da dengue: febre alta, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

A principal diferença entre as duas doenças está no seu acometimento das articulações: o vírus Chikunguny aavança nas articulações dos pacientes e provoca  dor intensa nos pulsos, dedos e tornozelos, podendo atingir ainda os joelhos, o ombro e a coluna.

A recuperação ocorre no período de sete a dez dias após o início dos sintomas, mas em alguns casos os efeitos da doença permanecem por alguns meses até dois anos. Curiosamente, febre chikungunya  e a dengue podem ocorrer juntas no mesmo paciente, podendo agravar o seu estado de saúde. 

Por conta disso, é necessário combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação dos mosquitos transmissores das duas doenças. É importante evitar o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Matéria fornecida pelo DP de comunicação da prefeitura de Peruibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário