Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Patrimônio histórico e cultural, Ruínas do Abarebebê é opção de lazer nas férias de verão em Peruíbe.



Patrimônio histórico e cultural, Ruínas do Abarebebê é opção de lazer nas férias de verão em Peruíbe.


Local estará aberto todos os dias durante o mês de janeiro
Os turistas que escolherem Peruíbe como destino neste verão, além de aproveitar as belezas naturais que são marca registrada da Cidade, podem contar com uma oportunidade única de estarem mais próximos da história regional e do Brasil.
Um dos pontos turísticos mais visitados de Cidade, as Ruínas do Abarebebê têm programação diferenciada para o período das férias. Em janeiro, o local pode ser visitado todos os dias, das 9 às 18 horas.
Visitar as Ruínas do Abarebebê é a garantia de um passeio cultural repleto de história. De acordo com pesquisadores, este patrimônio preserva os restos de uma igreja construída pelos jesuítas, no século XVI. Construída com pedra, areia, conchas e óleo de baleia, a Igreja do Abarebebê é uma das mais antigas do país, que serviu na missão jesuíta de catequizar os índios tupi-guarani que viviam na região, na chamada Aldeia de São João Batista. É marco histórico da fundação de Peruíbe.
O monumento recebe este nome em alusão ao “padre voador”, como era chamado o Padre Leonardo Nunes, um dos primeiros jesuítas a chegar à região, também conhecido por se locomover de forma rápida entre um lugar e outro.
Em 1984, o monumento foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico de São Paulo (Condephaat). Nos últimos anos, reconhecendo a importância deste patrimônio, parte do local foi escavado para pesquisa, em uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e outros órgãos.
As visitas são monitoradas e a entrada custa R$ 1. Crianças menores de seis anos e idosos não pagam. Para grupos escolares, é necessário o agendamento no departamento de Cultura pelo telefone (13) 3454-1215. O patrimônio está localizado na Rua Ana Helena Novaes, s/nº, no bairro Ruínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário