Pesquisar este blog

sábado, 8 de junho de 2013

Peruíbe recebe Circuito Sesc de Artes neste sábado (8)






Evento começa às 17h30 e vai promover diversas apresentações gratuitas no Espaço Cultural Chico Latim e na Praça Ambrósio Baldim
A Cidade de Peruíbe será palco para uma verdadeira maratona cultural no sábado, dia 8 de junho, com apresentações de música, dança, teatro, artes visuais, além de espetáculos circenses. Essas são as principais atrações do Circuito Sesc de Artes – um dos principais eventos culturais do Estado de São Paulo, que será realizado de forma inédita no Município.   
Promovido em parceria com a Prefeitura de Peruíbe, o Circuito de Artes vai ocupar um amplo espaço entre o Espaço Cultural Chico Latim e o calçadão central, das 17h30 às 23h. O projeto itinerante tem como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens e abrir espaço para a divulgação de novos artistas.
Nesta edição, o evento vai percorrer 102 municípios paulistas – entre o Litoral, interior e a Grande São Paulo –, apresentando uma programação cultural diversificada com 12 roteiros diferentes, com a presença de 340 artistas nacionais e internacionais.  As atividades acontecem em espaços públicos e com entrada gratuita.
Em Peruíbe, destaque para a apresentação da banda Pífanos de Caruaru, um dos grupos nordestinos mais tradicionais do Brasil, que está próximo de completar 90 anos de história. Para fazer jus à sua brilhante trajetória, o sexteto atual fará a apresentação do oitavo disco da banda, que foi lançado recentemente.
A programação do evento também contará com atrações imperdíveis para quem é amante do teatro e da literatura. O grupo paulista Teatro das Senhoritas comandará o espetáculo De Barro a Manoel, resgatando a trajetória e a obras do poeta Manoel de Barros. Para quem gosta de apresentações circenses, a dica é o espetáculo “Parafernália Show”, promovido pela Cia. Drupe Sentido, que já se apresentou em mais de 15 países, contagiando o público com malabarismo, acrobacias, sapateado e percussão corporal.
Outro espetáculo de renome é o Glocalidades – Antropofagia Nossa de Cada Dia, do Núcleo Pé de Zamba, que é construído por meio da improvisação, misturando a dança contemporânea e a música popular brasileira. A programação fecha com chave de ouro com a apresentação do filme O Artista.
A prefeita de Peruíbe, Ana Preto, destacou a importância do Circuito de Artes para a valorização da cultura no Município: “Pela primeira vez, a Cidade de Peruíbe foi selecionada para receber o Circuito Sesc de Artes, que é um dos principais eventos do calendário cultural no Estado de São Paulo. Sem dúvida, é uma importante conquista para a cultura local e mostra como a Cidade está preparada para receber eventos deste porte”.
A prefeita também fez um convite especial aos moradores de Peruíbe: "Convido a população para prestigiar o Circuito Sesc de Artes, que vai promover importantes espetáculos culturais e artísticos na Cidade. Essa parceria entre a Prefeitura e o Sesc mostra que a cultura local está sendo valorizada, e vamos investir cada vez mais”.
Confira a programação:
INTERVENÇÕES
Do Barro de Manoel
Teatro de Senhoritas (SP)
Intervenção poética criada em 2012 a partir da obra de Manoel de Barros, apresenta poemas do autor em diferentes formas e meios, de mídias tecnológicas a canções e cenas. Música ao vivo acompanha a leitura de trechos das obras, geralmente feita por alguém da plateia. Manoel de Barros é mato-grossense; escreveu seu primeiro poema aos 19 anos. Tem mais de 20 obras publicadas no Brasil e no exterior. O Teatro de Senhoritas foi fundado em 2007 pelas atrizes, pesquisadoras e produtoras Débora Zamarioli, Ísis Madi e Sandra Pestana.
Direção: Teatro de Senhoritas. Concepção: Ísis Madi.  Elenco: Luanna Jimenes, Melissa Maranhão, Sandra Pestana, Ísis Madi. Músicos: Breno Freire e Renato Garcia.
Duração: 40 minutos.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

CIRCO
Parafernália Show
Cia. Drupe Sentido (ARG/BRA)
Os protagonistas entram em cena com malas cheias de parafernálias circenses e provocam o espectador para que ele participe da manipulação de objetos como malabares, misturando cenas cômicas, acrobacias, malabarismos, sapateado e percussão corporal. Nadia Funes e Raphael Cardoso, juntos, têm mais de dez anos de arte performática. Eles são os protagonistas da Drupe Sentido, que já se apresentou em mais de 15 países da Ásia, Europa, África e América do Sul.
Concepção e elenco: Nadia Funes e Raphael Cardoso.
Duração: 30 minutos.

MÚSICA
Banda de Pífanos de Caruaru (PE)
Perto de completar 90 anos – surgiu em 1924, na região alagoana de Mata Grande –, o sexteto que compõe a Banda de Pífanos de Caruaru se mantém na estrada fiel à tradição da Zabumba Cabaçal e faz o show de lançamento de seu oitavo disco. Segundo João Biano, da terceira geração de integrantes da banda, forró é a casa onde se dança e não um ritmo musical, daí o nome de uma das faixas – No Pátio do Forró –, do show e do disco, que reúne vários ritmos nordestinos, do xote ao arrasta-pé. Neste Circuito Sesc de Artes, a banda promete sair tocando pelas ruas e terminará a caminhada no local da apresentação.
Família Biano – Benedito e Sebastião: pífanos / João: zabumba / Gilberto: tarol / Amaro: surdo / José: prato.
Duração: 50 minutos.

DANÇA
Glocalidades – Antropofagia Nossa de Cada Dia
Núcleo Pé de Zamba (SP)
Encontro entre a dança contemporânea e a cultura popular brasileira, o espetáculo é construído com improvisação e interatividade com o público. Música e dança são propostas a partir de uma relação entre movimento e ritmo, entre elenco e público, entre dança, música, palavra e elemento plástico. O Núcleo Pé de Zamba tem como meta o estudo do corpo e suas possibilidades como fonte de expressividade cênica, caminho aberto a partir das pesquisas da fundadora do grupo, Andrea Soares, sobre o aspecto performático das culturas tradicionais brasileiras.

Concepção e direção: Andrea Soares. Intérpretes e músicos criadores: Andrea Soares, Bárbara Freitas, Lívia Barros, Leandro Medina, Val Ribeiro, Rômulo Albuquerque, Wellington Campos. Músico convidado: Flávio Rubens.
Duração: 60 minutos.

CINEMA

O Artista
The Artist (FRA / BEL)
O filme vencedor de cinco categorias do Oscar em 2012 (entre eles o de melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor diretor) se passa na Hollywood dos anos 20, é mudo e em preto e branco. George Valentin é uma das maiores estrelas do cinema mudo e faz sucesso com as aventuras com seu cão Uggie, da raça Jack Russel Terrier. Invejado por muitos, ele é obrigado a se defrontar com o ostracismo com a chegada do cinema falado. Valentin é apaixonado por Peppy Miller, para quem as mudanças trazem efeito benéfico. E o caminho dos dois começa a se distanciar: Peppy ganha fama; Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento.
Direção e roteiro: Michel Hazanavicius. Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Joel Murray, Bitsie Tulloch, Ken Davitian, Malcolm McDowell.
Duração: 100 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário